26 de set. de 2009

Como tirar sua carteira de motorista no Quebec


Você poderá dirigir um automóvel no Quebec, desde que já tenha uma carteira de motorista válida no Brasil. Com sua carteira de motorista e o seu passaporte, é possivel dirigir por até 3 mêses a contar da data da sua chegada ao país. Neste período, no entanto, é aconselhavel que você providencie sua carteira de motorista quebecoa. Para tanto, alguns passos serão necessários:

Tradução da sua carteira de Motorista: Será necessário que você faça a tradução da sua carteira de motorista para o francês. A tradução deverá ser feita por um tradutor juramentado, (CAD 35,00), ou seja, um tradutor que seja membro da Ordem dos Tratudores do Quebec. Outra opção é ir ao consulado geral do Brasil (só existe em Montreal e solitar uma transcrição dos dados da sua carteira para o francês (CAD 27,00).

Adquirir 2 livros sobre o assunto: O segundo passo será estudar as leis de trânsito do Canadá, que possui suas especificidades. Dois livros são aqui recomentados. O "Guide de la route" (CAD 17,50 + TAXAS) que lhe ensinará sobre as placas de trânsito do Quebec e o "Conduire un véhicule de promenade"(CAD 17,50 + TAXAS) que lhe ensinará como dirigir um veículo de passageiros. Apesar se simples, eles poderão fazer a diferença durante a prova escrita e prática e permitir que você tire a sua carteira de motorista na primeira vez. Há tambem um simulador do teste que poderá lhe ajudar a praticar as regras de tránsito. Ele está disponível dentro do site oficial de tránsito do Quebec. Você deverá acessar a opção TESTE EN LIGNE. http://www.saaq.qc.ca/saaqclic/grandpublic/index.php. Uma terceira opção é pegar o livro na biblioteca pública. Normalmente você terá que entrar em uma lista de espera que dura cerca de 2 semanas ou então alugar o livro na própria biblioteca por CAD$ 3,50 cada livro.

Exame teórico: De posse da tradução ou transcrição do consulado, você deverá ligar (1-888-356-6616) para o Société de l'Assurance Automobile du Québec - SAAQ para marcar o seu exame teórico (CAD 10,00) que é dividido em 3 partes. Na primeira, são 16 questoes e você pode errar 4 questões. A segunda parte, idem. A terceira, são 32 questões e você pode errar 12 questões. O exame pode ser feito em francês, ingles, espanhol, japonês e português (somente em Montreal). Para tanto, você deverá informar ao atendente que você deseja fazer a prova em papel e não no computador e em uma das linguas lá disponíveis. Na cidade de Quebec não há prova em português, mas da mesma forma que em Montreal, você poderá usar um dicionário, porém fique atento ao tempo. você terá apenas 1 hora para responder as questões e, para quem têm dificuldade em ler o francês, uma hora pode se pouco.

Caso você seja reprovado em um dos testes, poderá fazê-lo novamente e apenas o teste que você não foi bem. Os demais já serão considerados como realizados.

Uma dica importante é fazer a exaustão o simulado disponível no site acima. As perguntas são semelhantes ao do exame apesar de haver 4 alternativas de respostas no exame e apenas 3 no simulado.

Uma segunda dica para quem não domina totalmente a leitura em francês é solicitar na hora, que seja feito o teste escrito e não diretamente no computador. A vantagem está no fato de você poder saltar as questões que tenha dúvida e depois voltar nelas para reanaliza-las.

Exame prático: Uma vez tendo sido aprovado no exame teórico, o exame prático poderá ser marcado (CAD 25,00). O exame é feito na rua, com um examinador ao seu lado o avaliando. Em média, dura 20 minutos. Você deverá ter um carro seu ou alugado para fazer o exame.

Há empresas próximas ao Société de l'Assurance Automobile du Québec - SAAQ que alugam o carro por cerca de CAD$ 60,00. Procure conhecer bem as regras de trânsito do Quebec que são em parte diferentes da do Brasil. Outro ponto importante é mostrar ao examinador que você está sempre olhando os ângulos mortos do carro. Não basta olhar pelo retrovisor. É necessãrio virar a cabeça e olhar para ambos os lados inclusive para trás a procura dos pontos cegos do carro, ou aqui denominados ângulos mortos. Em uma conversão a direita por exemplo, você deverá acionar a seta para a direita, olhar pelo retrovisor externo do lado direito, olhar o retrovisor interno, virar rapidamente a cabeça para a direita procurando olhar a lateral do seu carro e só então fazer a conversão. A mesma dica serve para o lado esquerdo. Parece bobagem isto, mas é o que mais reprova brasileiros aqui no Quebec. Alem disto, em todas as paradas obrigatórias, você deverá parar por cerca de 3 segundos e somente então, após estar seguro de que possa passar, por novamente o carro em movimento. Esta é a segunda maior causa de reprovação durante o exame. Além disto, o examinador irá verificar se você têm uma atitude defensiva no tránsito, capacidade de antever situações de risco, reduzir a marcha do veículo previamente quando o tránsito a sua frente está lento ou mesmo parado e se você respeita a preferência dos demais veículos, bicicletas e pedestres. Lembre-se que uma bicicleta aqui têm os mesmos deveres e direitos e um automóvel e um pedestre, sempre terá preferência.

Emissão da carteira: Tendo sido aprovado no exame prático, basta agora pagar a taxa de CAD 28,00 pela emissão da sua carteira. Uma autorização provisória lhe será entregue de modo que possa dirigir até a chegada a carteira definitiva que lhe será enviada pelo correio em até uma semana.

Um comentário:

  1. Tenho categoria D no Brasil, ao tirar a carteria no Quaebec fico com a mesma categoria ou preciso começar nas categorias menores?

    ResponderExcluir

Caro leitor: Faça suas perguntas de como é a vida aqui no Quebec. A medida do possível, procurarei responde-las.