24 de jul. de 2009

Andando de ônibus urbano no Quebec


O transporte coletivo de ônibus urbano no Quebec é bem melhor do que o brasileiro. Todas as linhas têm horários previamente marcados para passar e são fornecidos folhetos destes horários aos usuários de modo que é possivel se esperar o mínimo necessário pelo ônibus no ponto. O ponto, aqui também chamado de estação de ônibus, é em geral disposto de um abrigo parcialmente fechado com vidro para se proteger do frio e do vento. São em geral limpos e raramente se vê algum tipo de pichação।



A passagem aqui custa CAD 2,45 (Quebec) se você compra-la nas lojas credenciadas, em geral, farmácias e mercearias. Custa CAD 2,60 se você for pagar dentro do ônibus. Não há trocador dentro dos mesmos e o motorista não faz esta função. Simplesmente confere o valor. Isto quer dizer que se você entrar com uma nota de CAD 5,00, não vai conseguir pagar a passagem ou vai ficar sem troco.


Para fazer o pagamento, basta jogar as moedas dentro de uma urna que fica logo na entrada, ao lado do motorista. Ele fará a conferência sutilmente e lhe dirá merci. Não é necessário mostrar as moedas antes de introduzi-las nesta urna.


Há também a opção de se comprar um bilhete mensal. É um cartão semelhante a um cartão de crédito. Custa CAD 73,00 o primeiro mês e vale para o mês todo, quantas vezes você quizer utilizar. Os próximos meses, custará CAD 70,00. Ao entrar no ônibus, você deverá encostar a parte branca do mesmo (verso) no registrador que fica logo na entrada, na porta da frente do ônibus, que por sua vez, emitirá um sinal sonoro e pronto. O motorista dirá merci e você podera ir se sentar. Não existe roleta. Há também um passe único para um dia que custa CAD 6,00, porem, só vale nos finais de semana. Ele também pode ser usado quantas vezes você quizer ao longo de um mesmo dia e você ainda pode levar um acompanhante.


Caso precise pegar mais de um ônibus, é possivel pagar apenas uma única passagem utilizando o bilhete comum. O motorista lhe fornecerá no momento em que você pagar a passagem ou depositar na urna o ticket comprado na farmácia ou mercearia, uma pequena tira de papel impresso que lha dá direito a utilizar outras linhas de ônibus por uma prazo médio de 90 minutos. isto quer dizer que você poderá descer do primeiro ônibus e pegar um segundo ou até um terceiro ônibus e pagar apenas uma única vez. É simples e funciona bem.


A educação dos motoristas é outro assunto que chama a atenção. Diferente dos motoristas brasileiros em geral, estão quase sempre de cara boa e são muito prestativos em dar informação. No verão, o uniforme deles é uma bermuda azul marinho e uma camisa social manga curta. Aqui, é comum vermos motoristas do sexo feminino também.


Para descer do ônibus, você poderá faze-lo tanto pela porta da frente quanto pela porta de trás, porem esta última somente se abrirá com o ônibus parado e após você fazer uma leve pressão sobre a mesma. Tão logo você desça e não venha mais ninguem em seguida descendo também, ela se fechará. Esta medida visa evitar que o frio intenso do inverno esfrie o ônibus.

É por falar em frio, todos os ônibus são aquecidos.
Apesar de todo o conforto, procure morar a no máximo 2 quadras de um ponto de ónibus ou metró (no caso de Montreal) porque com o inverno, andar distâncias maiores que 300 metros pode ser desagradável e até mesmo, perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor: Faça suas perguntas de como é a vida aqui no Quebec. A medida do possível, procurarei responde-las.