27 de set. de 2009

COMPRANDO O SEU PRIMEIRO CARRO



Os carros no Quebec são muito mais baratos que no Brasil. Um Corolla zero por exemplo, custa a partir de CAD 15.000,00 mais taxas. As taxas no entanto devem ser levadas em consideração inclusive para compra de carro usado. São 5% para o Governo do Quebec mais 7,5% sobre o montente para o governo federal.

É possível encontrar carros de até CAD 600,00 porêm em geral não valem a pena, tendo em vista que estes carros provavelmente precisarão de muito mais manutenção e como a mão de obra aqui é cara, acaba saindo muito caro uma simples troca de pastilha de freio.
A dica para quem quer um carro usado, aqui denominado carro de ocasion é procurar veículos com menos de 120.000 km e menos de 8 anos de uso. São carros a partir de CAD 4.000,00.
Os anúncios em jornais são uma boa opção porêm os anúncios em sites têm se mostrado uma ótima opção de busca também. O mais recomendado é o KIJIJI pela simplicidade e funcionalidade. O seu link é http://quebec.kijiji.ca/f-autos-et-v-hicules-autos.

Por força de lei, um vendedor deverá dizer ao comprador todos os principais problemas do carro inclusive se foi batido e o tipo de dano sofrido. Este histórico deverá constar no contrato de venda de carro sob pena do novo comprador poder desfazer o negócio se algum tipo de problema não relatado for descoberto pelo novo proprietário. Na prática, isto dá mais tranquilidade a quem compra. Outro ponto interessante são as multas. Ao se vender um carro, o antigo dono retira a placa e caberá a você providenciar uma nova placa. Como as multas incidem sobre a placa e não sobre o carro, não existe a possibilidade de você comprar um carro cheio de multas. Quanto a placa, ao se fazer a transferência, o próprio orgão de trânsito lhe fornecerá uma placa nova e você mesmo, a instalará. Nâo existe lacre e nem é necessário fazer vistoria alguma. É tudo muito simples.
Você deverá pagar ainda uma taxa anual para poder rodar com o carro (cerca de CAD 250,00) e fazer um seguro contra terceiros (é obritatório) que deverá ficar em cerca de CAD 450,00).
Um outro custo que você deverá levar em conta são os pneus de inverno. Você deverá trocar os pneus de verão por outros dentados, denominados pneus de inverno. O preço varia de modelo para modelo. Para um carro como o Corolla, por exemplo, ficará em cerca de CAD 90,00 por pneu.
Uma outra informação que poderá lhe ser útil é o preço da gasolina. Esta varia de acordo com o preço do barril de petróleo, porêm, em geral, têm ocilado de CAD 0,90 a CAD 1,20 por litro.